08 setembro 2009

Como calcular o preço de venda de uma empresa?

Adquirir uma empresa em atividade requer cuidados tanto quanto iniciar uma nova empresa. A vantagem talvez esteja no fato de a empresa já ser conhecida dos clientes, porém, é preciso averiguar se eles estão satisfeitos ou se algo pode ter atrapalhado esse relacionamento comercial. O recomendado é acompanhar junto aos proprietários atuais para confirmação dos dados que forem apresentados como vendas, custos e despesas, situação do fluxo de caixa etc.


O valor de uma empresa em atividade pode ser encontrado pela soma do patrimônio líquido (valor de tudo o que a empresa possui, deduzido de tudo o que ela deve, sem deixar de considerar o valor do passivo trabalhista e fiscal) somado ao valor do lucro líquido que poderá ser gerado nos próximos anos (essa seria uma indicação para o valor do nome, da carteira de clientes etc). Sempre é bom comparar o valor a ser aplicado iniciando a empresa com o valor de adquirir uma.


Quanto à avaliação de pendências jurídicas, protestos etc, a busca pode ser feita através do CNPJ da empresa, junto aos órgãos governamentais e cadastros de pessoas jurídicas, por exemplo, o Serasa.


Fonte: Sebrae/SP

Nenhum comentário: